Atenuador de Ruído do Wind up

Atenuador de ruído para ventilador é o novo dispositivo recentemente instalado, numa versão de grande porte, em todas as trocas de ar do Wind up. Assim  reduz o ruído emitido para o ambiente pelas grandes e potentes turbinas do túnel de vento Wind up. Além de atenuador de ruído, também é conhecido por atenuador acústico, silenciador acústico, silenciador industrial, abafador de ruído, etc. Sua grande versão instalada no Wind up foi desenvolvida e construída pela Dýnamis (www.dynamis.ind.br – contato@dynamis.ind.br), mesma empresa que desenvolveu o equipamento Wind up. Foi adotado atenuador com atenuação de 30 dB dentro das especificações aerodinâmicas exigidas pelo Wind up atual. Além deste, a empresa está desenvolvendo atenuadores mais compactos com maior capacidade de atenuação de ruído e maior eficiência aerodinâmica. Este desenvolvimento visa aplicação no novo túnel de vento Wind up e em diversas aplicações industriais e comerciais com grandes ventiladores.

Atenuador de Ruido Ventilador
Atenuador de Ruido Wind up

Laboratório de Acústica e Ensaios Acústicos para Atenuador de Ruído

A Dýnamis possui instrumentos de medição e um laboratório de acústica, que permitem medir e analisar os diversos tipos de ruídos, bem como ensaiar os diversos tipos de materiais acústicos como ressonadores, espumas, lã de rocha, lã de PET, lã de fibra de vidro e outros materiais. Além de gravadores e decibelímetros, possui dois tubos de impedância para ensaios de absorção acústica em baixas e médias frequências. Assim consegue estudar o comportamento acústico para ruídos de baixa frequência, sendo os ruídos mais comuns gerados em grandes ventiladores e grandes instalações industriais. A Dýnamis também possui arranjo experimental para ensaiar módulos em escala real. Assim estudar a atenuação acústica global dos atenuadores de ruído. Toda esta infra estrutura está sendo usada no desenvolvimento dos atenuadores de ruído de alto desempenho da empresa e aplicados no Wind up.

Tubo de Impedância Ensaio Atenuação Acústica
Tubo de Impedância Ensaio Atenuação Baixa Frequência

Aerodinâmica Computacional e Cálculo Estrutural para Atenuador de Ruído

Além de uma alta atenuação acústica, os atenuadores de ruído precisam ter uma alta eficiência aerodinâmica para minimizar o consumo de energia. Assim são calculados pela Dýnamis com sua licença Ansys CFX de Computacional Fluid Dynamics (CFD), também conhecido por aerodinâmica computacional. Outras ferramentas computacionais também são usadas no projeto dos atenuadores como Solidworks, Nastran e nosso sistema próprio Acusist para acústica.

Atenuador de Ruido Aerodinamica
Atenuador de Ruido Estrutural

Atenuador de ruído. Atenuador acústico. Silenciador acústico. Silenciador industrial. Abafador de ruído. Laboratório de acústica. Materiais acústicos. Espuma. Ressonador acústico. Lã de rocha. Manta de fibra de vidro. Lã de PET. Tubo de impedância. Absorção acústica. Atenuação acústica. Aerodinâmica computacional. Computacional fluid dynamics. CFD. Ansys CFX. Solidworks. Nastran. Acusist.

Por |2019-05-22T12:15:13-03:006 de novembro de 2018|Tecnologia|Comentários desativados em Atenuador de Ruído do Wind up