Grande parte dos estudantes possui dificuldades em matérias como Física, Matemática, Química e matérias de Exatas, perdendo assim motivação e interesse. Ver aplicações práticas destas matérias é uma forma eficaz de restabelecer a motivação. Além disso, se os alunos vivenciam as experiências, a fixação de conceitos e o despertar de interesse são ampliados. Assim existe o conceito STEM (Science, Technology, Engineering e Mathematics), que é a sigla em inglês para Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática. A ideia é unir conhecimentos dessas quatro áreas para resolver desafios propostos.
O túnel de vento Wind up envolve muitos conceitos e pode ser usado como ferramenta vivencial de aprendizado para alunos de todas as idades. Podem ser vivenciados conceitos de equilíbrio de forças, aerodinâmica, troca de calor, acústica, reações químicas e vários outros conceitos. Ver reportagem a seguir do programa Conexão Jovem da TV Novo Tempo que contou com Caroline Oliveira, Luciana Santana e Tiago Ramos.
Outra reportagem muito interessante foi realizada pelo programa Ciência em Casa do National Geographic Channel, quando o túnel de vento Wind up ainda estava na sua primeira versão no Centro Nacional de Paraquedismo em Boituva-SP. Contou com a participação de Wilson Namen, Gerson Santos e Daniel Ângelo. De forma simples e divertida, abordou vários conceitos de aerodinâmica desde uma gota de água até um avião. Vale a pena rever esta matéria a seguir.
O programa Ciência em Casa também abordou vários conceitos aerodinâmicos como sustentação, arrasto e propulsão, e exemplos bem interessantes do cotidiano, além de apresentar várias experiências que podem ser feitas facilmente em casa. Veja o programa completo a seguir: